Câmara de Comércio e Indústria Portugal - Filipinas (CCIPF)

Portugal

Portugal: Uma Porta de Entrada Estratégica para a Europa

Descubra as características, oportunidades e vantagens de investir e estabelecer negócios em Portugal

Principais Características

Estabelecimento estável sem representação permanente

Atividades que poderá realizar:

  • a) Divulgação de informações;
  • b) Promoção dos produtos da casa-mãe;
  • c) Contratação de trabalhadores (sempre que tal não se traduza em representação permanente)
 

Sucursal

  • a) Entidade sem personalidade jurídica, dependente da casa-mãe.
  • b) Capital social mínimo: nenhum.
  • c) Responsabilidade: a casa mãe é responsável pelas obrigações da filial.
  • d) Representante legal: mínimo de um; pode ser não residente e de qualquer nacionalidade.
 

Filial

  • a) Entidade com personalidade jurídica de direito português.
  • b) Capital social mínimo: para sociedades por quotas, um euro por acionista.
  • c) Número mínimo de sócios/acionistas: para sociedades por quotas basta um sócio. Para as sociedades anónimas, são necessários cinco acionistas no momento da constituição.
  • d) Gerência/Administração: para sociedades por quotas basta um gerente. O gerente pode ser não residente e de qualquer nacionalidade. Para as sociedades anónimas, um administrador ou conselho de administração (este último é obrigatório se o capital social for superior a € 200.000).
  • e) Revisor Oficial de Contas/Conselho Fiscal: nas sociedades por quotas é obrigatório em determinadas condições; nas sociedades anónimas é sempre obrigatório

IRC

Estabelecimento estável sem representação permanente: Não aplicável.

Filial e sucursal: 20%. As PME podem beneficiar de uma taxa de 16% sobre os primeiros 50 mil euros de rendimento tributável; aplica-se também a derrama municipal (a taxa depende do município onde a empresa tiver a sua sede); derrama estadual: 3% a partir de 1,5 milhões de euros de lucro tributável; 5% a partir de 7,5 milhões de rendimentos tributáveis; 9% a partir de 35 milhões de rendimentos tributáveis.

IVA: 6% (taxa reduzida); 13% (taxa intermédia); 23% (taxa normal).

As taxas variam nas ilhas da Madeira e dos Açores.

Convenção sobre Dupla Tributação

Portugal não tem CDT assinado com as Filipinas. Quando não existe convenção, as retenções na fonte aplicadas às empresas não residentes são:

Dividendos (%)

Juros (%)

Royalties (%)

25

25

25

Existem três tipos principais de incentivos para as PME portuguesas.

1) Inovação produtiva

Abrange os setores dos serviços, da indústria e do turismo, exigindo um investimento mínimo de 250 mil euros. O apoio assume a forma de financiamento a fundo perdido até 40%.

São elegíveis as seguintes despesas:

  • a) aquisição de máquinas e equipamentos;
  • b) aquisição de equipamentos de informática, inclusive software;
  • c) obras de construção ou reforma;
  • d) transferência de tecnologia através da aquisição de direitos de patente;
  • e) licença, software padrão ou software desenvolvido para uma finalidade específica;
  • f) estudos, diagnósticos, auditorias, planos de marketing e projetos de arquitetura e engenharia.
 

2) Qualificação

Os objetivos deste programa são:

  • a) inovação e gestão organizacional;
  • b) economia digital e tecnologias de informação e comunicação;
  • c) criação e design de marca;
  • d) desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos;
  • e) proteção da propriedade industrial;
  • f) qualidade.
 

O incentivo representa o financiamento ao investimento a fundo perdido até 40% em Lisboa e Algarve e até 50% no Norte, Centro e Alentejo.

São despesas/custos elegíveis:

  • a) equipamento necessário à aplicação de novos métodos organizacionais, incluindo software;
  • b) salários pela contratação de 2 recursos humanos qualificados;
  • c) serviços de consultoria especializada;
  • d) certificação de produtos, processos ou serviços;
  • e) conceção e registo de novas marcas;
  • f) domiciliação e subscrição de aplicações, adesão a plataformas eletrónicas ou inclusão em diretórios e motores de busca;
  • g) obtenção, validação e defesa de patentes e outros registos de propriedade industrial.

 

3) Internacionalização

Os objetivos deste incentivo são:

3.1.– Participação em feiras e exposições no exterior. São elegíveis os seguintes custos:
a) aluguer de espaço, comunicações, inserções em catálogos de feiras e serviços de tradução/intérprete;
b) construção do stand, aluguer de equipamentos e móveis, transporte e movimentação de displays, materiais e outros suportes promocionais;
c) operação do stand, incluindo serviços de viagem e hospedagem de representantes de empresas e outras despesas de representação.

3.2.– Serviços de consultoria especializada, prestados por consultores externos, relacionados com:
a) campanhas de marketing no mercado externo;
b) intervenção de Técnicos Oficiais de Contas ou Revisores Oficiais de Contas, na validação das despesas do projeto, até ao limite de 5.000€;
c) assistência técnica, estudos, diagnósticos e auditorias;
d) design e registo associados à criação de novas marcas ou coleções;
e) domiciliação de aplicações, subscrição inicial em plataformas eletrónicas, subscrição inicial de aplicações em regime de “software as a service”, criação e publicação inicial de novos conteúdos eletrónicos, bem como inclusão ou catalogação em diretórios ou motores de pesquisa.

3.3.– Outras despesas de investimento relacionadas com a promoção da internacionalização: a) prospeção e captação de novos clientes, incluindo missões de importadores para conhecer a oferta do beneficiário; b) ações promocionais realizadas nos mercados externos, nomeadamente assessoria de imprensa, relações públicas, consultoria de mercado e assistência técnica na preparação de eventos.
O incentivo assume a forma de financiamento a fundo perdido entre 40% a 50%.

AGROALIMENTAR

O volume de negócios do setor agroalimentar português em 2022 representou EUR 31,5 mil milhões. Composto por cerca de 127 mil empresas, exporta para 177 mercados, e o valor das exportações atingiu quase EUR 10 mil milhões em 2023, embora os cinco principais (Espanha, França, Brasil, Países Baixos e Reino Unido) aglutinam cerca de 58,95% do total. A seguir apontamos algumas das tendências e preocupações do setor:

• Maior uso de produtos de origem marinha e vegetal
• Produtos com enfoque na hidratação
• Sustentabilidade: reduzir o uso de água e aumentar o recurso às energias renováveis
• Melhorar a transparência da informação nutricional

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ELETRÓNICA

Formado por cerca de 25.000 empresas e 174.000 trabalhadores, o seu volume de negócios em 2022 foi de EUR 26,7 mil milhões, e as exportações representaram EUR 4,2 mil milhões. De acordo com um estudo da Capgemini, Portugal é um dos 4 países mais avançados em termos de digitalização de serviços, com 95% dos serviços públicos acessíveis em formato digital. Podemos ainda salientar a celebração de algumas das principais feiras do setor a nível mundial, tal como a Web Summit.

TURISMO

O número de turistas em 2023 atingiu um de total de 5,4 milhões, sendo a receita de EUR 25,1 mil milhões e já o número de trabalhadores representa 6,6% do total. Assim, as receitas turísticas representam 9,5% do PIB tendo atingido 48,6% e 19,9% das Exportações de Serviços e Exportações Globais, respetivamente.

Dados Empresa

Atividade